PORTFOLIOS: REDAÇÃO

Alguns dos principais projetos até 2010:

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

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Todos merecemos ter um nível satisfatório de desenvolvimento social, econômico, humano e cultural. Mas o que você faz hoje pelo nosso amanhã? Que ação faz para que não se esgotem os recursos para o futuro?

Contribuir para o desenvolvimento sustentável é demonstrar respeito e preocupação com as condições do ambiente e da nossa sociedade. Atitudes em casa, no trabalho e na mobilização de pessoas próximas já colaboram para um amanhã mais saudável.

Muitas organizações estão aderindo à sustentabilidade, conscientizando seus colaboradores e criando práticas para que cada um faça a sua parte. Como exemplo destaca-se a JBS-Friboi, líder mundial em exportação no setor frigorífico. A empresa reflete a sua contribuição para um futuro melhor em mais de 40.000 funcionários em todo o mundo e, no Brasil, oferece serviços de saúde e cultura gratuitos para a população vizinha de suas unidades e cumpre com a responsabilidade ambiental.

Infelizmente não são todas as empresas que adotam esse ‘estilo de vida’, mas a pressão que os consumidores estão fazendo sobre o mercado já é de bom tamanho. A tendência é: ou as empresas passam a controlar seus procedimentos e implantam uma forma mais sustentável de produção ou seus produtos serão vistos com maus olhos e a perda de mercado será inevitável.

Faça um teste e descubra de quantos mundos o futuro vai precisar para manter os seus hábitos: www.pegadaecologica.org.br

Por Camila Adriane da Silva | Ano de 2009 | Texto para a agência Casanova Comunicação

e-Gov

E-Gov é o sistema governamental online. A idéia de “governo eletrônico” (e–Gov) surgiu quando Al Gore, vice–presidente dos EUA, abriu o Fórum Global sobre Reinvenção do Governo, em Washington, 1999, com a presença de 45 países.

e_gov

No Brasil, quando o governo decide utilizar esses meios para prestação de serviços precisa se prevenir fazendo algumas exigências como: os sites e portais desenvolvidos e mantidos pela administração pública precisam ser fáceis de usar, relevantes e efetivos. É necessário ter eficiência para satisfazer o público que acessará esses serviços eletrônicos para conquistar cada vez mais a população, que deverá ser respeitada em suas particularidades e experiências no acesso eletrônico.

Os Padrões Brasil e-Gov são recomendações de boas práticas agrupadas em formato de cartilhas com o objetivo de aprimorar a comunicação e o fornecimento de informações e serviços prestados por meios eletrônicos pelos órgãos do Governo Federal” informa o site de Planejamento Governamental.

O maior intuito dos Sistemas de Informações Gerenciais Governamentais é dinamizar a gestão e dar mais transparência às ações de governo.

O Estado deve ser preparado com toda a infra-estrutura tecnológica, sistemas e aplicativos para permitir segurança, conectividade e disponibilidade de acesso aos usuários em suas diversas demandas, via web, preparando o ambiente corporativo para o atendimento ao cidadão”, afirmou Elias Sampaio, presidente da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), no 37º Seminário Nacional de Tecnologia para Gestão Pública (Secop).

Visite o Blog sobre governo eletrônico.

Por Camila Adriane da Silva | Ano de 2009 | Textos para o Blog Corporativo da Ired Internet e Sistemas

ROI – RETURN ON INVESTIMENT

O retorno de um investimento ocorre quando você consegue ter uma receita que pague todo o investimento passado e presente realizados, correto? Ou seja, você começará a ter lucro, quando o site/blog pagar as próprias despesas e pagar o investimento que você já fez no passado. O ROI é isso!

O cálculo do ROI, para mensurar a taxa de retorno do seu investimento poderá ser calculada em diversas maneiras. Algumas formas são simples, outras nem tanto. Cada metodologia varia em função da finalidade ou do enfoque que se deseja obter resultados. As mais usadas são:

– A relação entre lucratividade e o giro dos estoques
– Retorno que o ativo total empregado oferece. Utilizado geralmente para determinar o retorno que uma empresa dá
– Retorno que determinado investimento oferece. Geralmente é utilizado para determinar o retorno de investimentos isolados

O ROI sempre estará ligado à usabilidade. É aí que medimos o retorno do sucesso do usuário desempenhar determinadas tarefas.

Aprenda AQUI a calcular o prazo do retorno.

Melhore o seu ROI!

Por Camila Adriane da Silva | Ano de 2009 | Textos para o Blog Corporativo da Ired Internet e Sistemas

IPv6 – A NOVA GERAÇÃO DO PROTOCOLO INTERNET

É um novo conceito em internet e já vem sendo utilizado há mais de uma década e estará cada vez mais próximo devido à evolução digital e ao esgotamento de números de IP no Brasil que está previsto entre 2012 e 2014.

O novo protocolo possui avanços como:

ipv6

– Suporta o crescimento da rede indefinidamente
– Resolve problema de espaço
– É formado de letras e números
– Avanços sobre a segurança
– Mais performance
– Mobilidade com eficiência
– Conectividade P2P real
– Auto-configuração
– Permite a criação de diversas aplicações e novos produtos

Há como saber se o seu computador já usa o IPv6, teste:

– Neste site (http://ipv6.br) você vê, na parte superior esquerda da página, um logotipo “IPv6 Brasil”, com um globo dentro do 6. Se o globo estiver girando, você já está utilizando IPv6… Se o globo estiver parado, você não utiliza IPv6.

– Na parte superior da página, do lado esquerdo do logotipo “nic.br”, aparece também o seu número IP. IPs v4 são compostos por 4 conjuntos de números, separados por pontos, por exemplo: 200.160.7.143. IPs v6 são compostos por até 8 conjuntos de números hexadecimais (números de 0 a 9 e letras de A a F), separados por dois pontos, por exemplo: 2001:12ff:0:7::143 (alguns dos 8 conjuntos de números podem ser omitidos e no seu lugar aparece).

A transição da versão do IPv4 para o IPv6 é inevitável num futuro próximo (Abril/2010), qual é a sua opinião?

Por Camila Adriane da Silva | Ano de 2009 | Textos para o Blog Corporativo da Ired Internet e Sistemas

EVENTOS: INTERCON & MAXIMÍDIA

No segundo semestre de 2009 teremos dois grandes eventos na área de Internet, Tecnologia da Informação e Mídias: Intercon e Maximídia.

O Intercon é um evento com palestras e stands sobre a era digital e será realizado no dia 7 de novembro, no Hotel Renaissance em São Paulo-SP, com programação para o dia todo. Nesse ano irá abortar assuntos como: Criação Interativa, Desenvolvimento e Tecnologia, Empreendedorismo Digital, Era Digital, Mídia Digital e Negócios e Mobilidade. O iMasters (produtor do evento) espera 1200 participantes entre profissionais de internet, tecnologia, criação, publicidade, mídia, blogueiros e executivos da área de T.I. A Equipe Ired estará lá!

Para informações e inscrições, acesse o SITE do evento.

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O Maximídia aconteceu nos dias 6, 7 e 8 de Outubro no Sheraton São Paulo WTC Hotel e representou a grande vitrine da indústria da comunicação em todo o Brasil. O evento expôs, promoveu e discutiu questões de relevância estratégica à integração de agências, anunciantes e veículos, além de difundir conceitos e técnicas de imediata aplicação prática no dia-a-dia de seus profissionais.

Para apoiar o evento foi criado um Twitter – @MaximidiaMM, o Blog e o Site.

Por Camila Adriane da Silva | Ano de 2009 | Textos para o Blog Corporativo da Ired Internet e Sistemas

AH, AS MÍDIAS SOCIAIS…

O uso das redes sociais na web está comum entre os usuários da internet. Blogs, Microblogs e Redes Sociais estarão cada vez mais presentes formando um novo cenário no mundo virtual. O usuário que antes era um mero espectador de conteúdo, começará a produzir e divulgar o seu próprio conteúdo e a construir sua identidade na rede.

Ah, as mídias sociais...

– Reforça na divulgação de conteúdo
– Aquisição de links aleatórios
– Aumenta as visitas ao seu site
– Posicionamento em buscadores
– Proporciona o favorecimento em SEO

Você pode espalhar o conteúdo/link desejado, criando uma forte rede de contatos de possíveis pessoas que se interessariam pelo seu conteúdo. Só não vale usar técnicas desonestas como Spam para se promover nas redes sociais. A conseqüência poderá ser ruim, ‘queimando o filme’ do site ou blog que está divulgando, fora punições que poderão surgir onde você está postando a notícia.

Aos poucos as Redes Sociais estão trazendo vantagens e conseqüências, dando confiabilidade e técnicas positivas de SEO para o seu site.

A partir disso, citarei algumas mídias como apoio na internet.

O Blog para informações, divulgações e notícias; o Twitter para as novidades, interatividade com o público e observar o que o mundo fala sobre a empresa e o seu respectivo segmento; o Delicious para divulgar os sites de estudos, pesquisa e interesses; o Orkut para a divulgação de marca, para conhecer melhor o público-alvo e para manter um networking; o Youtube, como mashup, para mostrar tudo o que está rolando de novo e interessante no segmento de determinada empresa; e o Google Maps para localização e, quem sabe, você não recebe uma visita?

A fim de aproximar e aumentar ainda mais a relação com clientes também pode-se agregar o MSN e o Skype exclusivos que otimizarão o contato em tempo real.

Se aproxime dos seus clientes também, vale a pena investir nas mídias sociais.

Experimente: Orkut, Facebook, Twitter, Linkedin, Meme

Por Camila Adriane da Silva | Ano de 2009 | Textos para o Blog Corporativo da Ired Internet e Sistemas

CRM

A sigla significa: Customer Relationship Management, traduzindo: Gestão de Relacionamento com o Cliente.

É uma abordagem estratégica usada pelas empresas para, através do cadastro e de uma permanente atualização de dados, analisar o cliente para perceber e antecipar suas necessidades, tentando supri-las sempre que necessário. O software que auxilia e apóia essa gestão é conhecido como CRM.

A empresa conhecendo profundamente seu cliente, o que eles precisam, perfil que se enquadram e principais interesses conseguem criar respostas personalizadas, traçando uma estratégia, antecipando as suas vontades e respondendo de forma precisa os seus atuais desejos.

Em termos tecnológicos a plataforma apresenta as seguintes característcas:

– Parte de Vendas: Prospecção, previsões
– Serviço ao cliente: Registo e acompanhamento de questões, problemas, reclamações, sugestões, pedidos de informação; Acompanhamento dos assuntos, agendamento, gestão do conhecimento
– Marketing: identifica perfis de consumo, auxiliando na tomada de decisão
– Gestão de recursos existentes: Poupa tempo de recursos humanos e de máquinas.
O objetivo principal é ajudar as empresas a conquistar e fidelizar clientes e prospectos, fidelizar clientes atuais na busca de atingir a sua satisfação total com seu produto/serviço. Tal ação torna-se possível através do melhor entendimento das suas necessidades e expectativas e formação de uma visão global dos ambientes de marketing.

Saiba Mais:

Como a sua empresa pode extrair benefícios dessa técnica.
wnews.uol.com.br/site/noticias/materia_especial.php?id_secao=17&id_conteudo=509

Utilização dos 4P’s do Marketing em CRM.

Livro indicado sobre relacionamento com clientes.

Por Camila Adriane da Silva | Ano de 2009 | Textos para o Blog Corporativo da Ired Internet e Sistemas

NOVAS TECNOLOGIAS

A Internet está cada vez mais acessível aos seus usuários. Diante das novas tecnologias, as variadas formas de conexão vão surgindo e alcançando a tudo e a todos.

Atualmente podemos usar a Internet Discada: Conexão por linha discada ou dial-up. É necessário um modem e uma linha telefônica convencional. É a mais lenta e está caindo no desuso (não passa de 56Kbs), a linha fica ocupada enquanto há o acesso à internet. Apenas quando esta é xDSL é que não deixa a linha telefônica ocupada durante o uso.

A Internet à Cabo utiliza a mesma infra-estrutura da TV por assinatura, por onde trafegam, ao mesmo tempo, tanto o serviço de televisão quanto os dados de internet. É restrito às regiões onde também existe o serviço de TV paga. Exige um cable modem e um PC com placa Ethernet e oferece uma gama de velocidades.

A Internet via Satélite apresenta disponibilidade superior a 99% do tempo no período de um ano. É necessário ter uma antena e contratar um serviço de acesso à internet. A conexão vai até 2Mbps e a vantagem é que o acesso se torna independente da localização.

A Internet pelo Celular é bastante lenta e com dificuldades de transmissão. O que irá mudar esse panorama é a internet 3G que oferece banda larga aos telefones móveis atingindo até 800kbps. Velocidade e mobilidade são os dois maiores benefícios da 3G. No caso das redes CDMA (Vivo), o trafégo pode ser feito com velocidade de até 2 Mbps, com a tecnologia EV-DO.

A Internet à Rádio é uma forma de estender uma conexão web que chega em banda larga a um ponto qualquer por meio das tecnologias convencionais a outro onde não existe tal serviço. Estão inclusos nessa modalidade o Wi-Fi e Wi-Max. A infra-estrutura básica exige um ponto de entrega de serviço de internet (cabo, xDSL, satélite), um modem compatível como serviço, um Access Point (espécie de rádio) e que cada computador tenha um receptor ou adaptador de rede sem fio para captar o sinal.

A novidade das conexões é o BPL – Broadbanc over Power Lines, ou PLC – Power Line Communications. É a Internet sob rede elétrica, uma injeção de sinais de alta freqüência na fiação elétrica. A rede atinge somente a extensão de 3,5 quilômetros, algo relativamente curto em termos de Internet massiva. Uma das grandes desvantagens desse tipo de tecnologia é principalmente esse: o sinal acaba se corrompendo em distâncias muito longas. Mas há vantagens também!

Internet via Energia Elétrica

– A facilidade de implantação pois, a rede elétrica é a mais abrangente em todos os países
– Cobre 95% da população nacional
– Reduz os gastos com implantação de infra-estrutura independente, gerando alta economia e praticidade.
– Alta taxa de transmissão podendo chegar a até 40Mbps nas freqüências de 1,7MHz a 30MHz.
– Segurança: ao contrário da rede Wi-Fi, onde um usuário pode tentar se aproveitar do sinal do próximo, no PLC quem compartilha do mesmo “relógio”, não tem como compartilhar a conexão de rede, devido à criptografia

Por Camila Adriane da Silva | Ano de 2009 | Textos para o Blog Corporativo da Ired Internet e Sistemas

Semana da Inclusão Digital

A 1ª Semana da Inclusão Digital de Sorocaba aconteceu em Setembro, na Associação Comercial de Sorocaba (ACSO). O objetivo era disponibilizar conhecimento sobre ferramentas eletrônicas que podem ajudar nos negócios para empresários, comerciantes, universitários, profissionais autônomos e formadores de opinião.

As palestras e cursos foram ministradas pelo Sebrae e por diversos parceiros como: Splice Net, Portal Terra, Totvs, MagooWeb entre outros.
Diversos assuntos foram abordados, entre eles:

Inclusão Digital

– Organização, planejamento e técnicas de venda
– Consumidor 2.0 e como eles compram
– Estratégia Empresarial/Desenvolvimento e Competitividade
– E-Commerce e Marketing Digital
– Nota Fiscal Eletrônica
– Bolsa de Valores
– Mercado de T.I./Importância do software

Não poderia estar fora desse projeto e presenciei algumas palestras como: Clínica de Marketing Digital; A importância do software e novas perspectivas para o comércio; Consumidor 2.0 e Nota Fiscal Eletrônica.
Voltei com muitas informações importantes, algumas delas:

– O mundo gira em torno do consumo
– Software é o investimento do futuro
– Ou você se adaptará a softwares ou não estará pronto para o futuro
– O maior diferencial competitivo é sair da rotina
– O consumidor 2.0 gosta de opinar, sugerir, tirar dúvidas, recomendar e busca segurança e interatividade
– Você deve saber usar os principais recursos digitais disponíveis atualmente
– Você deve aprender os tipos de modelos e certificados digitais

Aprender nunca é demais… Parabenizo a Associação Comercial de Sorocaba e seus parceiros pela iniciativa do evento. Sorocaba precisa de mais projetos assim.

Seja convidado para os próximos eventos! Acesse o site da Associação Comercial de Sorocaba: http://www.acso.com.br

Por Camila Adriane da Silva | Ano de 2009 | Textos para o Blog Corporativo da Ired Internet e Sistemas

MANUAL DE IDENTIDADE | BRANDING

Para entender melhor o jogo de signos, vamos às respectivas definições.

Marca é a união dos atributos, simbolizados num logotipo, que criam influência e geram valor à empresa e/ou ao produto.

Branding é a execução da construção de uma marca junto ao mercado, a compilação das ações ligadas à administração das marcas. É a criação de uma imagem que irá representar determinado serviço ou produto.

É importante agregar à referência da marca a qualidade e a segurança.

Manual de Identidade é um documento técnico, geralmente produzido por designers. Ele compila recomendações, especificações e normas de como utilizar determinada marca, a fim de preservar suas propriedades visuais, facilitando o uso correto da marca.

Informações como tipografia, padrão de cores e negativo/positivo, assinatura vertical e horizontal, defesa do logo, indicações para não-descaracterização e variações permitidas são fundamentais em um Manual de Identidade, ou Guia de Marca.

Todos os detalhes tem a finalidade de: Otimizar a propagação, percepção, identificação e memorização da sua marca!

Como exemplo: Manual de Marca completo das marcas…

> Manual do Skype
> Manual do InterConnection

MAIS sobre branding.

Por Camila Adriane da Silva | Ano de 2009 | Textos para o Blog Corporativo da Ired Internet e Sistemas

ZEN GARDEN

Zen Garden é um projeto criado pelo Dave Shea (www.mezzoblue.com) formulado para que os artistas gráficos levem o CSS mais a sério. É uma demonstração do que pode ser alcançado visualmente por meio de um design baseado nessa linguagem.

Zen Garden

O CSS (Cascading Style Sheet) é um documento que define o estilo de um site. Por exemplo, o HTML é o corpo e o CSS é a roupa. O HTML da página será sempre o mesmo, são trocadas somente as folhas de estilo do site, desenvolvida pelos próprios usuários do site, que são motivados a levar o CSS de forma profissional e precisa.

HTML marca textos, cabeçalhos, parágrafos, links, botões, forms, imagens, etc e CSS define cores, posicionamento na tela, estilos de linhas, bordas e toda a parte visual.

Resumindo, a finalidade do autor do projeto era compartilhar os resultados de seus estudos e pesquisas sobre esse assunto criando assim um canal de comunicação para troca de experiências e informações sobre o assunto, visto que a literatura disponível em língua portuguesa é bastante restrita. As técnicas de construção de páginas Web com a utilização das CSS obrigatoriamente terão que ser dominadas por aqueles que queiram projetar a “Web do Futuro”.

Conheça o site do Zen Garden.

Veja exemplos de Menu CSS.

Por Camila Adriane da Silva | Ano de 2009 | Textos para o Blog Corporativo da Ired Internet e Sistemas

NEW PLASMA | LG

Com mais de 50 anos, a LG é hoje líder de mercado em quase todos os segmentos em que atua. Com alta tecnologia, confiabilidade e o design único em seus produtos, a empresa Coreana se destaca pelos lançamentos de última geração.

Seu atual lançamento é a linha New Plasma que é a nova geração da tecnologia de TVs de Plasma que traz propriedades técnicas exclusivas e um design com estilo único LG conhecido por todos.

No Brasil há 13 anos, a LG disponibiliza uma extensa linha de produtos e fabrica localmente todas as mercadorias que vende no País.
Nos últimos anos, os produtos da LG receberam alguns dos mais prestigiados prêmios das áreas de eletrônica e design do mundo. No início de 2008, a LG Electronics recebeu 13 “Innovation Awards” que premia os melhores inovadores na CES 2008 (Consumer Electronics Show) que é a maior feira de produtos eletrônicos do mundo, ganhando, inclusive, o “Best of Innovations Award”. Na categoria display de vídeo, a empresa foi agraciada com o Best of Innovations Award pela PG60, uma TV de Plasma de camada única (sem moldura).

Em 2007, a LG recebeu o “Best in Show”, com um equipamento híbrido, que reproduz mídias HD-DVD e Blu-ray. Esse importante prêmio é dado ao produto mais inovador apresentado no evento. Com a edição deste ano de 2008, a LG contabiliza mais de 60 CES Innovations Awards nos últimos quatro anos, tornando-se uma das companhias mais premiadas do evento.

Analisando a comunicação, a LG Electronics irá investir em marketing, reorganização dos negócios, aperfeiçoamento de sistemas e padronização global, com isso, empresa vem apoiando a TV Digital desde o início da definição do padrão brasileiro e, de lá para cá, investe fortemente em Pesquisa e Desenvolvimento, lançamento de produtos, campanha de marketing, treinamento e promoção.

A LG pretende diferenciar-se do mercado, por meio de design atraente, com estilo e avançadas práticas de marketing. Para fortalecer sua marca, para este ano, a LG aumentou em US$ 400 milhões os investimentos em marketing, em relação a 2007.

Por isso, a LG também investiu em campanhas de marketing diferenciadas e arrojadas para ampliar o conhecimento e a compreensão dos consumidores em relação à identidade de sua marca — uma marca sofisticada e atual, na qual funcionalidade e forma se encontram.

Defendendo a criação e para contar as verdades sobre a tecnologia da TV New Plasma a LG convidou Danilo Gentili e Rafinha Bastos. A Idéia é aproveitar a popularidade e o bom humor dos artistas do programa de alta audiência em horário nobre: CQC. As mídias estão repletas de visões teatrais com cortinas vermelhas, jogo de luzes, muito dourado para dar o luxo e caricaturas. No site e no evento serão trabalhadas as pequenas peças teatrais com a dupla de artistas humorísticos contando piadas e interagindo com o público. Pequenos vídeos linkados do Youtube serão disponibilizados no site e as propagandas televisivas usarão alguns momentos desses shows gravados. Sempre com humor inteligente e mostrando as vantagens da tecnologia NEW PLASMA, da LG.

Por Camila Adriane da Silva | Ano de 2008 | Textos para a campanha New Plasma – LG | Avaliação da matéria de Gestão de Marcas, Produtos e Serviços para o MBA em Marketing e Comunicação Empresarial

BETHEL

A Associação Bethel é uma associação civil, filantrópica, sem fins lucrativos, fundada em 1922, como Asilo e Orfanato Bethel, na cidade de Campinas – SP para acolher e cuidar dos órfãos da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil – IPIB. O objetivo era desenvolver atividades no campo da ordem social, e garantir o bem estar e a justiça social em todo território. Foi fundada com o seguinte princípio:
Bethel é morada de Deus para toda a humanidade.

Bethel através de suas ações administra recursos doados voluntariamente por pessoas físicas e jurídicas para que o mundo possa ter dignidade, esperança e justiça. Existem Lares da Associação Bethel em variadas cidades do país. O Bethel em questão fica na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo.

Em 1943, foi transferido para a Chácara dos Meninos em Sorocaba, passando a chamar-se Orfanato Bethel. Com essa mudança, o orfanato chegou a assistir até 60 meninos de todas as regiões do Brasil, em sistema de internato. Em 1952 acontece uma nova mudança de nome, e o antes Orfanato passa a ser chamado de Bethel Lar da Igreja.

Na década de 80 do séc. XX acontece no país uma grande discussão sobre a questão da criança e do adolescente, que culminou na promulgação da Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990, o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. Essa lei firma a condição de “ser em desenvolvimento” para a criança e o adolescente, dispondo sobre a proteção integral (Art. 1º) deles, e garantindo-lhes o acesso a todos os direitos inerentes à pessoa humana (Art. 3º).

A publicação do ECA veio a promover uma mudanças nas instituições de atendimento à criança e do adolescente em todas as instâncias. O Bethel Lar da Igreja passou por profundas transformações nos anos seguintes, até que, em decorrência de reformas estatutárias em1998 e 2001, surge a Associação Bethel que passa a gerenciar projetos sociais da IPIB em todo o Brasil. O antigo orfanato Bethel, que em 1997 havia se transformado em abrigo no modelo casa-lar, passa a ser uma de suas Unidades Prestadoras de Serviço – UPS, o Bethel Casas Lares.

Nesse processo de adequação, o abrigo também mudou de endereço, saindo do centro da cidade (rua Com. Pereira Inácio) para duas casas no bairro Itángua II, construídas especificamente para receber o abrigo, atendendo assim ao direito das crianças de serem criadas no contexto de uma família, em uma casa, em um bairro, com vizinhos e com espaço adequado ao sistema Casas Lares.

Atualmente o Bethel Casas Lares atende até 25 crianças (meninos e meninas), em duas casas (casa dos meninos e casas das meninas), que moram com seus respectivos pais sociais, procurando formar uma família onde sejam contempladas as necessidades físicas, sociais, afetivas, cognitivas e espirituais de cada criança.

Atua como um abrigo para crianças e adolescentes em situação de risco em forma de Casas Lares. A idéia é fazer com que as crianças e adolescentes sejam criados no contexto de uma família para reintegrá-los a sociedade. O Bethel tem a missão de eesgatar a dignidade da criança e do adolescente como ser humano integral que necessita de desenvolvimento, proteção e perspectiva de vida.

Ética e Desenvolvimento Social

A Instituição tem como compromisso, promover a vida com justiça, dignidade e ética, priorizando os seres humanos em situação de risco, através de serviços e ações transformadoras, agindo inspirados na obra de Jesus Cristo, promovendo a cultura de vida, de paz e da justiça na sociedade.

O Bethel promove encontros semanais com os membros da Igreja Presbiteriana, para conscientizá-los da importância de participar e colaborar com projetos sociais. O Bethel realiza reuniões com os funcionários para conscientizá-los a participar de projetos e ações sociais, porém este procedimento ocorre com a livre iniciativa e manifestação dos mesmos.

A organização tem como princípio a busca da dignidade e a qualidade de vida da pessoa humana sem preconceitos de origem, raça, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. A Instituição não utiliza de mecanismos da força de trabalho infantil direta e indiretamente.

COMO AJUDAR

Seja Voluntário

Qualquer pessoa pode participar das atividades de Bethel, através dos projetos sociais associando-se a uma lista de voluntários comprometidos com a causa da justiça e da transformação social.

Divulgue!

Para tornar-se um agente de Bethel em sua comunidade basta divulgar através de discussões, debates, boletins, home-page e outras ações os propósitos do Bethel. Lançando desafios à sociedade e à entidade de como se pode melhorar as as atividades na busca da qualidade de vida e da dignidade.

Contribua Financeiramente

As necessidades são várias, pode-se contribuir, financeiramente, para o desenvolvimento dos projetos através das contas:

Banco Bradesco
Agência: 152-0
CC: 174.174-8

Ou

Banco Bradesco
Agência 0152-0
Conta Poupança 10 23 230 9

Por Camila Adriane da Silva | Ano de 2008 | Campanha em busca de auxílio da comunidade – iniciativa dos alunos de MBA em Marketing e Comunicação Empresarial pela UNISO – Universidade de Sorocaba

PALAVRÃO

Prefiro assim. Sem grades nem grandes muros. Sem métodos ou cacos de garrafa.

Esse comercial não quer te seduzir, converter, conduzir. Não vamos tentar te conscientizar, sensibilizar, manipular, te vender ou te comprar, nem te fazer rir ou te irritar. Nada dessas porras que os filhos-da-puta dos publicitários fazem hoje em dia.

Esse comercial tem pressa e tem todo o tempo do mundo. É chato, impaciente, maltrapilho e mal educado, cutuca o nariz em público. É também sem vergonha, intolerante, irreal, imaturo e idiota, aperta a campainha e sai correndo. Politicamente incorreto, porém tem caráter, não mata, não estupra, não transa sem camisinha, não fuma durante a gravidez, não dirige quando bebe, não bate em inocentes, não rouba nem critica. E não está interessado na inflação, nem quer saber se está devendo, se alguém ta vendo, se acham feio. Não finge, nada de frescuras, de hipocrisia, histeria, stress. Não está por dentro, nem por fora ou pelo meio. Não está nem aí. Tão relaxado e profano que ri de sua cara de idiota aí ouvindo isso, esperando que algo te agrade. Esse comercial só quer dedicar a você, caro coleguinha telespectador, um sonoro e curtido: FODA-SE!!

E não faça essa cara. Afinal falar palavrão não é crime, nem pecado. O palavrão sempre vem antes de uma catástrofe, evitando-a por muitas vezes. Chega até a ser como uma terapia!! Então, seus problemas, seu chefe, professor, ex, irmão pentelho, sogra, vizinho, mande todos irem tomar no cú e vá comer biscoitos de polvilho vendo o Pica-pau. Afinal a vida é curta, comprida, torta, feia… essa porra de vida! Mas meu, é também uma vida louca pra caralho mesmo! E que melhor forma de expressar sua dimensão senão por meio desse: PRA CARALHO MESMO!? Alias, de acordo com uma pesquisa que acabo de inventar, as pessoas que falam palavrão constantemente tem seu nível de stress reduzido e sua vida sexual se torna mais ativa! Não vá acreditar nisso, por favor! Mas também não desacredite, pode ser verdade. Quem sabe? (Porra, caralho, vá se foder filho da puta!!). Não custa tentar…

A vida é uma piada sem graça se for contada por um comediante. Conte-a você mesmo.

Em prol do bom humor e da liberdade de expressão
( DEIXA EU FALAR FILHO-DA-PUTA!)

-| Por Fabiana Alamino e Agência Elit Comunicação e interpretada por Camila Adriane da Silva| Ano de 2005 | Para avaliação da matéria de Redação Publicitária e Expressão Oral – Profª Alexandre – Representando a agência Elit Comunicação

A CIDADE DE SOROCABA

Acreditando-se na existência de ouro na região, Don Francisco de Souza, governador geral do Brasil nos anos de 1591 a 1602, esteve na região, e levantou o pelourinho(símbolo do poder Real). Retornou a corte, na certeza da existência do precioso metal.

Em 1654, Baltazar Fernandes chegou à região, fundando um povoado, dando o nome de Sorocaba. Doando grades pedaços de terras aos beneditinos de Parnaíba, como incentivo ao povoamento e na condição da construção de um convento e uma escola.

A principal fonte de renda na época e o comércio de índios, sendo substituída a partir do século XVII pelas feiras de moares. Com o passar dos anos, devido sua localização estratégica, tornou-se passagem obrigatória dos tropeiros. Desde então, brasileiros de todos os estados, reunian-se para compra e venda de animais.

Devido a grande circulação de pessoas e dinheiro, eniciou-se o comércio e a indústria caseira( facas, facões, redes, doces e objetos de couro para montarias).

A partir de 1875, com a inauguração da Estrada de Ferro Sorocabana, indústrias têxteis instalaram-se por aqui, trazendo grande progresso, fazendo com que o vilarejo multiplicasse sua população, passando a cidade, depois município acabando na condição de comarca.

Na década de 70, com o declínio têxtil, o parque industrial foi diversificando-se, tendo hoje, cerca de 1500 empresas de vários segmentos.

Na área cultural, além do tropeirismo, que faz com que nossa cidade seja muito conhecida em todo Brasil, contamos com verdadeiras relíquias de arquitetura, como o Mosterio de São Bento, a Igreja Catedral, Museu Histórico, Casarão de Brigadeiro Tobias, Estação de Ferro Sorocaba e muitos outros.

Na área socioeconômica, podemos dizer que, Sorocaba é uma das principais cidades do estado, levando em conta seu grande pólo industrial, contando com muita empresa estrangeiras que aqui se instalaram, devido à boa localização de nossa cidade e a excelente mão de obra de nossa população.

-| Por Camila Adriane da Silva | Ano de 2005 | Para avaliação da matéria de Realidade Local – Profª Carla Lechugo – Representando a agência Elit Comunicação

VOCÊ É UM PRODUTO

Você é um produto no mercado de trabalho – e deve acreditar nisso, se não quiser ficar encalhado na prateleira, ou seja, sem se enxergar como um produto, dificilmente você conseguirá um emprego do qual goste, onde consiga mostrar e colocar em prática aquilo que domina e que mais goste e que ainda consiga se aperfeiçoar nisso, aumentando suas habilidades. Você é sua própria marca, seu projeto, seu trabalho, sua administração e precisa saber se vender. Atualmente ser diretor de marketing da marca Você é o mais importante no meio dos negócios. Todos temos a chance de nos destacar.

Mas, para que isso aconteça, não adianta se fazer de produto apenas nas horas difíceis, onde você está infeliz no trabalho, ou desempregado. Deve-se cuidar do produto “você” sempre, usando a mercadologia para se ajustar ao mercado e não tentar que o mercado se ajuste a você. Conhecendo muito bem o público alvo do seu produto, saber quais são suas necessidades para tentar satisfaze-lo da melhor forma. Só se conhecendo muito bem, você saberá que tipo de problema está disposto a resolver diante o mundo dos negócios.

E as dúvidas são: Você tem a certeza de que sabe bem quais são suas habilidades? Quais são as situações que permitem que você alcance os melhores resultados? Com que tipo de pessoa você trabalha melhor? Qual é o campo de trabalho mais favorável para alguém com a sua personalidade? Essas duvidas exigem um profundo autoconhecimento e disposição para reflexão. O problema é que na correria do dia-a-dia não analisamos esses aspectos e nem sabemos por onde começar. Pensando nisso, a revista VOCÊ a.s. pesquisou e definiu em 4 etapas o processo para auxiliar os executivos a conseguir as melhores posições no mercado: auto-análise(quem você é, suas habilidades e competências); plano de desenvolvimento(como atacar suas deficiências); currículo(informações a seu respeito que as empresas querem ler) e a rede de relações(relacionamentos pessoais). Essas etapas ajudam a tomar decisões nas decisões mais comuns do cotidiano do ambiente de trabalho. Siga o roteiro adiante e enxergue quem você é como profissional e o que deve fazer para manter o produto “você” bem posicionado no mercado.

1ª PARTE – Auto-Análise

As empresas fazem longas entrevistas para ajudar o candidato a fazer um diagnóstico pessoal e profissional, o que exige tempo e dedicação. Você precisa responder uma infinidade de questões e refletir sobre o que respondeu para chegar ás suas próprias conclusões. E depois conversar com alguém de sua confiança para trocar idéias, isso ajudará muito na sua auto-análise para você se auto-avaliar quanto ao emprego e plano de vida de carreira. É hora de definir o que é sucesso para você e onde quer chegar. O importante é que você sempre tenha consciência do que quer.

É hora de descobrir quem você é, do que realmente gosta de fazer, que tipo de problema está apto a resolver e em que ambientes consegue se sair melhor.

Coloque num papel o que seus pais faziam e que tipo de expectativas tinham em relação a você. Quanto a sua vida escolar, quais matérias você gostava mais, quais eram seus hábitos de estudo, que professores mais lhe influenciaram e por quê, quais atividades paralelas você fazia(esportes, teatro, musica, etc.). Se tinha atividades em grupo, se tinha dificuldade para se socializar, se costumava namorar. Com isso você analisa seu espírito de líder, equipe e aptidões. Quanto a vida profissional, analise se foi você quem fez suas escolhas ou apenas foi aproveitando as oportunidades conforme foram aparecendo. E o que mudaria se tivesse que recomeçar a sua vida profissional e pessoal.

Outro ponto fundamental é identificar em que tipo de lugar você gosta de trabalhar e onde consegue se sair melhor. Tente se lembrar também de todos os problemas que enfrentou e como reagiu. Liste tudo que deu errado. Fale também sobre os empregos que o motivaram e por quê. Pronto. Gora você já sabe que tipo de empresa é a ideal pra você, onde você pode crescer mais. E o passo seguinte é destacar quais são suas habilidades e competências. Pontos fracos e fortes.

Não deixe de relacionar pontos fortes como boa formação, experiência internacional e fluência num segundo idioma. E pontos fracos, como falta de uma pós graduação, ou ter sempre trabalhado numa única área. Coloque também no papel suas características pessoais e uma descrição de como elas se aplicam na prática.

A seguir, veja com que estilo você se identifica mais:
– Reflexivos – São as pessoas de idéias. Tendências, hipóteses, conceitos, originalidade e satisfação. Vê as situações sob uma perspectiva ampla, tendo atenção para estratégias e idéias. Propostas únicas e inovadoras.
– Racionais – Analistas por excelência. Deliberativos e factuais. Pesam tudo antes das decisões e procuram alternativas adicionais. Evitam dados subjetivos e afetivos, contando apenas com propostas objetivas e racionais.
– Afetivos – Valorizam a interação humana, as emoções, motivações e sentimentos. Gostam de lidar com outras pessoas. E são bons manipuladores.
– Pragmáticos – Valorizam a ação, resultados e provas evidentes de progresso. Gostam de fazer coisas rapidamente sem planejamentos ou métodos. Perdem a paciência facilmente.

2ª PARTE – Plano de Desenvolvimento

Até aqui você mapeou todas suas habilidades, seu estilo pessoal e que ambientes são mais adequados ao seu bom desempenho. Agora detecte suas necessidades de desenvolvimento para que você se torne um produto ainda mais competitivo no mercado.

– Que parcela do seu tempo você está disposto a gastar para concretizar seu sonho?
– Que fatores impedem que isso aconteça?

Mas não caia no erro de querem corrigir seus pontos fracos. Não gaste tempo e dinheiro para corrigir aquilo que não é tão bom, em vez de desenvolver o que poderia deixa-las excelentes. Portanto, invista no que pode fazer de você um produto diferenciado do mercado. Liste também projetos ou tarefas que promoverão o seu crescimento e que podem ser realizados na sua atual função.

3ª PARTE – Currículo

Um dos grandes problemas da maioria dos currículos é que eles têm as informações que os profissionais acham importantes só que elas nem sempre são as que o mercado acha importante.

Como o produto em alta no mercado é o “resolvedor” de problemas, é essa sua capacidade que deve estar explícita no currículo. Não adianta colocar o cargo que você o cupava e sim os resultados que você obteve.

-| Por Camila Adriane da Silva | Ano de 2005 | Para avaliação da matéria de Mercadologia – Profº Ballis – Representando a agência Elit Comunicação

FALE TODAS AS LÍNGUAS DO MUNDO, FAÇA WIZARD IDIOMAS!

Hoje em dia a grande maioria dos trabalhos, estágios, empregos, viagens e estudos exige a linguagem universal, o Inglês.
É por isso que a Wizard Idiomas sempre esteve à frente do seu tempo em mais de 1200 franquias em todo o país, incorporando novas ações, criações, conceitos e recursos que facilitam o processo de aprendizado do aluno. Os cursos são focados na conversação com uma revolucionária metodologia de ensino e técnicas avançadas de neurolingüística estimulando o aluno a se expressar livremente desenvolvendo sua capacidade de autocompreensão, automotivação e desenvolvimento de técnicas de liderança, objetivando sua capacitação profissional.

A missão da Wizard é promover o desenvolvimento profissional, cultural e social de todos através de um moderno programa de capacitação lingüística e de uma constante valorização do ser humano.
O Coordenador Pedagógico Glauco Lippi explica as diversas modalidades nos cursos para o conforto do aluno e destaca :
-VIP:onde o aluno escolhe local, data e horário ajustando o ritmo das aulas de acordo com a sua necessidade.
-Class: Grupo de conversação com duas aulas semanais, em dias e horários pré-determinados pela escola.
-In Company: convênio com empresas, escolas e universidades.
-Especialização: aborda temas usados no mercado de trabalho e prepara para testes de vestibulares, concursos, etc.

A Wizard atende alunos a partir de 8 anos de idade divididos em módulos: Kids, Teens, Adultos e Especialização possibilitando a conversação de um novo idiomas desde o primeiro dia de aula e trabalhando com o material didático, entre lições e exercícios, desenvolvendo a leitura e escrita.

Os alunos também têm a oportunidade de se aperfeiçoar através dos vídeos, DVDs, livros, sessões de cinema, atividades extras e da biblioteca variada que a Wizard proporciona. Glauco comenta que pretende, ainda em 2004, fazer atividades de lazer onde só se fala o idioma cursado em viagens, acampamentos, etc. E destaca que a Wizard indica alunos para agências especializadas que promovem intercâmbios com bons descontos para a Filial da Wizard em Orlando para o aprimoramento da língua.

Há 16 anos no mercado, a Wizard mantém filiais no mundo todo e explora os cursos de idiomas de Inglês, Espanhol, Alemão, Francês, Italiano e Português com técnicas que favorecem a assimilação e retenção no aprendizado, tudo isso com o objetivo de realizar o futuro dos seus alunos já.

Érica Torsoni, coordenadora financeira, mostra algumas parcerias da Wizard com empresas e universidades como Grêmio INA, ZF do Brasil, INDEX, FATEC, PUC e FADI.

Wizard tem o inglês com liderança. Localizada em Sorocaba-SP
Fone/Fax: 15| 3233.6387 ou 15| 3211.4036 | E-mail: sorocabacentro@wizard.com.br

-| Por Camila Adriane da Silva | Ano de 2004 | Publicado no Jornal Diário de Sorocaba

TRASPORTE ESCOLAR É TRANS ZANNIN

Você deixaria qualquer pessoa levar seu filho para escola? O que você avaliaria numa pessoa que seria responsável pelo seu filho no caminho de casa até a escola?

Dentro desses quesitos com seus próprios filhos que a motorista de transporte escolar Silvia Helena de Almeida Prado Zannin adquiriu todo o profissionalismo com o Transporte Escolar – Trans Zannin. Ela faz o transporte de crianças e jovens de 3 a 23 anos para diversas escolas e universidades de Sorocaba.

É credenciada pela URBES, onde seu alvará anual é 304, e pela CIRETRAN, onde a vistoria é semestral e verifica as condições do veículo. Possui a licença da DETRAN para conduzir escolares, para isso foi necessário um curso específico feito pelo SENAT, e esta licença é renovada a cada 5 anos. Seu DPVAT(seguro obrigatório) foi recolhido e por transportar passageiros, o seguro é maior do que o de transportes particulares.

Silvia destaca também o SINCESER(Sindicato de Condutores Escolares de Sorocaba e Região), o qual faz parte. O objetivo é lutar pelos interesses de sua categoria, ter benefícios e união entre os condutores.
As condições do veículo estão ótimas e adequadas às normas de segurança impostas pela CIRETRAN. Todos os itens de segurança foram checados, os vidros não podem abrir mais do que 10 cm para as crianças não colocarem os braços e a cabeça para fora da janela. Pneus, cintos de segurança, extintores de incêndio, faixas e as travas das janelas estão em ordem.

“Os pais devem verificar se o condutor preenche todos os requisitos necessários, alvará, vistoria e que seja atencioso com seu filho e realmente preocupado com sua segurança, se verifica a entrada dele na escola, na sua residência. Se for necessário atravessar a rua, se o faz com segurança, é necessário aliar as duas coisas a atenção e ser regularizado” explica Silvia Zannin.

A vantagem do Trans Zannin é a tranqüilidade dos pais em saberem que seus filhos estão sendo transportados dentro dos padrões exigidos. Comodidade, respeito, segurança e conforto garantidos.
Para saber mais: http://www.transzannin.cjb.net Tel: 15 |3227.1739

-| Por Camila Adriane da Silva | Ano de 2004 | Publicado no Jornal Diário de Sorocaba

ATELIER MARIA LUIZA MOTA

Maria Luiza Mota é Artista Plástica e ministra aulas de Pintura. Seu currículo prova o esforço e aperfeiçoamento requerido através do seu dom. Teve aulas com os maiores artistas nacionais como Monteiro Prestes, Carvalho de Castro, Vera Vieira entre outros. Participou de vários WorkShops e Cursos destacando o da Gato Prato, Pincéis Tigre e Acrilex que são considerados os mais modernos e procurados dos últimos anos. Sua inspiração vem de pinturas de Rembrandt, Picasso e Monet, Luiza os considera “Mestres” da Arte.

Com todo esse entusiasmo decidiu dividir seu conhecimento, aprimorou suas técnicas e há 4 anos abriu seu próprio Atelier de Pintura com o objetivo de “Propagar a Arte cada vez mais, pois a Arte é a expressão divina de Deus” diz Maria Luiza. Leciona pinturas em tela, gesso e tecidos, usando principalmente, óleo sobre tela, tinta acrílica, texturas, colagens e técnicas mistas. Trabalhando inicialmente com figurativo, procura levar ao aluno um bom conhecimento dos materiais a serem utilizados, uma boa compreensão de composição, luz, cor, “contrastes”, climas e veladuras, muita observação e exercício.

A convivência do grupo de alunos do Atelier de Pintura Maria Luiza Mota é a melhor possível, pois dividem experiências artísticas e estão sempre se atualizando ao mundo da arte visitando uma variedade de exposições, museus e galerias e explorando cada vez mais o dom do próximo para o seu próprio aperfeiçoamento. Maria Luiza conta que seus alunos já realizaram diversas exposições onde têm a oportunidade de mostrar seu trabalho e crescimento e que desenvolvem perfeitamente as técnicas adquiridas ao decorrer do curso. Tudo isso porque só com amadurecimento os alunos poderão exteriorizar suas emoções e sentimentos na tela, possibilitando assim o desenvolvimento da sensibilidade e criatividade de seus alunos, além da satisfação pessoal.

A Artista tem a intenção de trazer novos cursos e técnicas para seu Atelier aprimorando sua arte e desenvolvendo a criatividade diante dos espetáculos da natureza e das manifestações da vida.

O Atelier de Pintura Maria Luiza Mota fica em Sorocaba-SP
Contato: 15| 3227.1819 ou adpmarialuiza@ig.com.br

-| Por Camila Adriane da Silva | Ano de 2004 | Publicado no Jornal Diário de Sorocaba

A VIDA DE CARMEN MIRANDA

Maria do Carmo Miranda da Cunha não era brasileira, como muitos pensam. Nasceu em 9 de fevereiro de 1909 na freguesia de Marco de Canavezes, Província de Beira-Alta, Portugal. Veio para o Brasil ainda muito pequena, com apenas 10 meses de idade e foi criada bem no meio da boêmia carioca. Seu pai abriu uma barbearia e logo depois sua mãe também veio para o Brasil onde teve mais 4 filhos(cariocas): Amaro, Cecília, Aurora e Oscar. Maria do Carmo passou a ser chamada por Carmen pela família quando ainda era adolescente, por influência da ópera Carmen, de Bizet. Mas queria ser freira, e só não realizou seu sonho por interferência do pai. Estudou num colégio de freiras mas não chegou a completar o curso ginasial porque, aos 14 anos, precisou interromper os estudos para trabalhar e ajudar no sustento da casa. Carmen adorava cantar e isso lhe custou o emprego como vendedora de gravatas. O dono do estabelecimento a despediu por distrair os colegas que paravam de trabalhar para ouvi-la.

Em 1925, a Família encontrava-se num grave problema financeiro, então seu pai resolveu abrir uma pensão na casa em que moravam. Vários compositores almoçavam nessa pensão, dentre eles Pixinguinha e seu grupo, e Carmen foi ficando popular como cantora: cantava tangos em festas, reuniões e festivais.

Sua estréia nos palcos cariocas foi um sucesso. Josué de Barros, compositor conhecido da época, quando a viu, percebeu seu potencial e resolveu investir sua carreira, pagando-lhe cursos de canto e dicção e, ainda encaminhando-a para todas as rádios e gravadoras. Este esforço não foi em vão. Logo veio a gravar seu primeiro disco.

Carmen Miranda era uma mulher baixinha…alguma coisa por volta de 1m 53. Em função de sua pouca estatura gostava de usar aqueles saltos enormes, plataformas mesmo de tão altos. Por causa disso o radialista César Ladeira a batizou, carinhosamente, de “ A pequena notável”.

No final da década de 30 já estava contratada como artista exclusiva do Cassino da Urca. Cantava os melhores compositores da época, como Assis Valente e Ary Barroso. Junto com o conjunto Bando da Lua, cantava a música “O que é que a baiana tem” quando foi vista por Lee Schubert, empresário americano de muita influência na Broadway. Esse contato rendeu a Carmen o ingresso no universo artístico norte-americano. Seu sucesso foi absoluto. Não tardou a ser chamada para fazer um filme em Hollywood. Outro sucesso. Seis meses depois de ter chegado na meca do cinema mundial foi convidada a deixar as marcas de suas mãos, pés e o seu autógrafo registrados na consagrada “ walk of fame”. Era uma consagração nunca vista por uma artista brasileira fora do Brasil. Carmen tinha alcançado o topo de sua carreira. Era reconhecida dentro e fora do Brasil. E no exterior estava no mesmo patamar das maiores estrelas internacionais.

Mas todo esse sucesso tem um preço e Carmen sentiu no corpo o cansaço e o esgotamento que tantos compromissos acarretaram. Volta para o Brasil em dezembro de 1954. Fica reclusa no Copacabana Palace Hotel durante quatro meses. Mas as suas obrigações com produtores americanos a obrigam a voltar para os estados Unidos. Durante um desses compromissos, teve um discreto desmaio. Poucos perceberam. Voltou para sua casa em Beverly Hills onde recebeu alguns amigos. A última pessoa que deixou a casa saiu às 3 e 30 da manhã. Foram as últimas pessoas a verem Carmen Miranda com vida. Foi encontrada morta logo depois. Era o dia 5 de agosto de 1955. Carmen morria aos 46 anos de idade.

Aquela mulher pequena, com bananas equilibradas na cabeças e sapatos de saltos plataforma deixou de ser uma cantora de renome internacional e virou um mito. Nunca nenhum brasileiro chegou tão longe em sucesso e fama como ela. Era realmente uma pequena notável….

-| Por Camila Adriane da Silva | Ano de 2004 | Para o Jornal Institucional do Colégio Santa Escolástica a pedido do curso de ‘Oratória, Liderança e Criação’




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